04.02.2021 - 17:41h
Exposição sobre o riso começa neste sábado
Com 13 obras de pintura, a exposição “O Riso como Ato de Resiliência" será aberta neste sábado (6), às 20h, na Galeria Útero (Rua Cruz e Souza,84, Bairro Praia dos Amores, Balneário Camboriú). As obras foram produzidas pelo venezuelano Jesús Angel Sulbaran Rivas, sendo que 12 delas durante o período de isolamento social do artista. A entrada é gratuita.
Com técnica de acrílico sobre tela, as pinturas tratam do riso como libertador de conjunturas opressivas e traumáticas. A exposição faz parte de um projeto sobre o riso (saiba mais abaixo) contemplado com recursos federais da Lei Aldir Blanc após seleção aberta pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú por meio de editais. Esta será a primeira exposição solo de Sulbaran como pintor. Também no sábado, ele apresentará a performance I.PO. (intervenção poética), na qual abordará o genocídio da população indígena na América Latina.
Quem quiser conhecer a exposição após a abertura, poderá agendar visita à galeria ao longo de duas semanas, pelo whatsapp do artista, (47) 99687-5984.
Nascido em Maracaibo em 1991, Sulbaran atua nas artes cênicas, artes visuais e circenses, dança, teatro, palhaçaria e teatro de rua. Artista de rua desde os 17 anos, Sulbaran chegou ao Brasil em 2015, performando e aperfeiçoando seu ofício pelos semáforos em diferentes cidades do país.
"O processo criativo de cada artista muitas vezes está extremamente ligado a sua própria vida. Criamos o que vivemos, reproduzimos aquilo com o que estamos habituados de uma forma ou outra. Quando se começa uma obra, poderíamos afirmar que o nosso maior banco de referências está em nossas vidas", diz o Jesús Angel Sulbaran Rivas.
O projeto conta com apoio do Centro de Estudos Contemporâneos - LOTE84 e curadoria de Luciana Siebert.
Programação completa do projeto
De 25 a 30 de janeiro, o processo criativo do artista Jesús Angel Sulbaran pôde ser acompanhado pelo Instagram. Foram feitas publicações no feed dos perfis @jesus.angel.sulbaran, @galeriautero e @lote84. São vídeos curtos, que mostram o processo criativo e reflexões sobre o riso.
6 de fevereiro, às 20h: Exposição “O Riso como Ato de Resiliência” e apresentação de Performance IPO (Intervenção Poética) na Lote 84/Galeria Útero (Rua Cruz e Souza,84, Bairro Praia dos Amores, Balneário Camboriú)
21 de fevereiro, das 15h às 19h: Aula aberta de desenho e pintura com modelo vivo ministrada pelo artista, que vai estar acompanhado da performer Luluca L e do multi-instrumentista William Fedrizzi.A atividade ocorrerá na Lote 84/Galeria Útero (Rua Cruz e Souza, 84, Bairro Praia dos Amores, Balneário Camboriú)
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações da assessoria de imprensa do projeto
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu