07.06.2019 - 17:31h
Alunos do CEM Dona Lila conhecem aldeia indígena
Nesta quinta-feira (06), os alunos do 4º e 5º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lila, no Estaleiro, fizeram uma excursão para Doutor Pedrinho, cidade onde se encontra a Trilha da Sapopema, que leva à reserva indígena Duque de Caxias. Para se prepararem para o passeio, as crianças trabalharam em sala de aula a cultura indígena, além de terem promovido a 1ª Mostra de Arte Indígena realizada na escola.
“Toda a preparação feita em sala de aula teve o objetivo de fornecer uma bagagem cultural aos alunos, a fim de prepará-los para que, no momento da visita à aldeia, eles tenham um conhecimento maior e possam participar melhor das atividades”, enfatiza a gestora do CEM, Joana D'Arc Gulart Oliveira.
As crianças foram responsáveis por toda a decoração da mostra, que contou com utensílios, objetos e artesanatos pertencentes à cultura indígena como cocares, arco e flecha, chocalhos e cestos. No passeio, puderam aprender um pouco mais sobre a rotina de uma aldeia, culinária e costumes do povo Laklãnõ/Xokleng.
A valorização da cultura indígena é parte do que preconiza a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). No ano passado, Balneário Camboriú recebeu a certificação da organização, através da Rede PEA – Programa de Escolas Associadas.
_____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: CEM Dona Lila
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS




















