20.02.2019 - 16:25h
Mais de 300 doses contra a febre amarela foram aplicadas no Trailer da Saúde nesta semana
O Trailer da Saúde, localizado na Praça Almirante Tamandaré desde dezembro, registrou 310 doses de vacinas contra a febre amarela aplicadas nesta semana até o início da tarde desta quarta-feira (20). Além das vacinações, o trailer contou com uma oficina do Centro de Atenção Psicossocial Antidrogas (CAPS AD), atendimentos odontológicos, aferição de pressão e glicemia e auriculoterapia.
A grande procura pela vacina mostra o aumento da conscientização de turistas e moradores da cidade sobre os cuidados para a prevenção da doença, resultado das ações promovidas pela Secretaria de Saúde do município, que, em parceria com o Rotary Club, convida a população para a vacinação durante esta semana no trailer. “Uma das nossas áreas de enfoque é a saúde, promovendo a vida. Eu vejo que o retorno disso está sendo muito positivo, já que a informação está chegando através da abordagem e dos meios de comunicação. As pessoas estão aderindo, vêm, tiram suas dúvidas e são vacinadas aqui no trailer”, diz um dos membros da comissão de imagem pública do Rotary, Rosane Maria Pretto.
Paulo Jilo da Silva, de 58 anos, procurou o trailer nesta quarta-feira para se vacinar. “Vou viajar para o Mato Grosso e aproveitei que a vacina está disponível aqui para me imunizar, prevenir a doença”, diz. Só em fevereiro nas Unidades Básicas de Saúde, foram aplicadas 2026 doses de vacinas contra a febre amarela. Com os números do trailer, o total de vacinações em apenas 20 dias superou a casa das 2.300 doses.
“Penso que a parceria com o Rotary Club foi de grande valia e está nos ajudando muito em sensibilizar a população a tomar a vacina. Ficamos muito felizes com o aumento da procura pela vacina, e esperamos continuar assim para atingir a nossa meta anual, que passa das 80 mil doses”, salienta a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Adriana Diogo.
Quem pode se vacinar?
A vacina contra a febre amarela pode ser aplicada em crianças a partir de 9 meses de vida até adultos de 59 anos de idade, em dose única. Fora dessa faixa etária, é necessário um pedido médico para que a dose seja ministrada. A vacina é contraindicada para alérgicos à ovo, gelatina e substâncias como eritromicina e canamicina.
É importante salientar que, apesar de não possuir nenhum caso da doença, Balneário Camboriú é considerada Área com Recomendação de Vacina (ACRV) desde dezembro, para que a população mantenha a proteção. Por isso, caso ainda não tenha recebido a imunização, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Trailer da Saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com pausa de uma hora às 12h.
Para saber de todas as recomendações e informações referentes à prevenção da doença, acesse este link, do Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao
__________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Foto: Beatriz Nunes
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu