19.09.2018 - 10:00h
Projeto Ética e Cidadania promove segunda formação com articuladores
Nesta terça-feira (18) houve a segunda formação de articuladores referente ao Projeto Ética e Cidadania. Durante o encontro, que ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Balneário Camboriú, foi realizada uma roda de conversa com considerações de gestores, professores, advogados e da Secretaria de Educação acerca do andamento e importância do projeto nas unidades escolares da cidade.
O procurador-geral do Município, José Galvani Alberton, falou sobre o patrimônio ético da sociedade. “A proposta que eu faço é refletir sobre isso para que as crianças, que têm um coração tão puro e aberto, possam assimilar coisas nesse sentido, como a noção de solidariedade. Gostaria que repartíssemos o nosso patrimônio ético”, falou.
Cada integrante recebeu uma folha com espaço para as considerações do diálogo, o que já fizeram em sua escola a respeito do assunto, dicas de como otimizar o que está sendo feito, conteúdos que ainda precisam ser trabalhados com cada multiplicador e considerações finais. “Trabalhamos em sala o conceito de alguns valores no início de cada aula, como por exemplo a palavra ‘respeito’. Esse tipo de atividade rendeu coisas muito construtivas, já que as crianças começaram a falar sobre se colocar no ugar do outro”, disse o professor de Educação Física do NEI Ariribá, Renato Trusz.
“A nossa ideia com esse projeto é que a gente dê continuidade a ele, que ele não pare aqui. E principalmente mostrar para nós, para a escola, alunos e a sociedade que são nas pequenas ações que a gente pode fazer a diferença”, disse a secretária de educação, Rosangela Percegona Borba.
O Projeto Ética e Cidadania visa trabalhar em sala de aula o conceito de ética atrelado a valores relacionados ao respeito, solidariedade e justiça para que crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino os apliquem na vida cotidiana. O projeto é uma parceria entre o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Municipal, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
_________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Celso Peixoto
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu