12.09.2018 - 17:38h
Balneário Camboriú sedia treinos da Seleção e Campeonato Brasileiro de Handebol Feminino
Balneário Camboriú iniciou nessa terça-feira (11), o treinamento da Seleção Brasileira de Handebol Feminino de cadeira de rodas. O treino segue até sexta-feira (14), a partir das 9h, no Ginásio Hamilton Linhares Cruz (Rua Jardim da Saudade, 250 - Barra).
O treinamento antecede o Campeonato Brasileiro de Handebol Feminino Adaptado, que ocorre neste sábado e domingo (15 e 16), também no Ginásio Hamilton Linhares. As atletas que tiverem melhor rendimento na competição irão integrar a Seleção Brasileira em outros compromissos. Disputam o Campeonato Brasileiro as equipes de Balneário Camboriú, Paraná e Ceará.
A técnica da Seleção Brasileira e professora da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Gévelyn Cassia Almeida de Quadros, conta que é a primeira vez que foi feito um camping de treinamento para todas as atletas. ''Foram convocadas 37 atletas de nível nacional que nessa semana farão os treinos. Após o Campeonato Brasileiro, serão convocadas as atletas que estarão no Para-pan, no Chile em 2023, e no Mundial 2020, programado para o Rio de Janeiro',' destaca a técnica que comanda a equipe junto de Anderson Cândido.
A atleta de Balneário Camboriú, Susana Silva, destaca a grande expectativa de competir no Brasileiro e integrar a Seleção. ''É muito legal estarmos em casa, com uma equipe entrosada, com parte técnica e tudo mais. Esporte é vida e é extremamente importante a sociedade vivenciar isso'' destaca Susane.
Para Claudia Dutka, outra atleta de Balneário Camboriú, o esporte mudou tudo em sua vida, fisica e mentalmente. ''Eu era uma pessoa muito fechada antes de conhecer o esporte. Minha vida mudou completamente, abriu muitas portas. Eu só tenho a ganhar estando aqui',' finaliza Claudia com muita expectativa em relação a possível convocação para representar a Seleção Brasileira.
A realização do campeonato é da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas (ABRHACAR) e tem apoio do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED).
Paradesporto nas Escolas
Paralelo aos treinos e preparação para o campeonato, foi feita a ação do projeto Paradesporto nas Escolas, em duas escolas municipais: Centro Educacional Municipal Dona Lili e Núcleo Infantil Dona Odácia.
As atletas de Balneário Camboriú estiveram presentes em rodas de conversa com as crianças, demonstrando como é o esporte adaptado, como lidar com a cadeira de rodas e, principalmente, levantando a bandeira da inclusão.
Susana Silva ressalta a importância desse projeto da FMEBC, com as atletas que praticam esporte adaptado e vivem nesse meio. ''Muito boa a oportunidade de ter essa contrapartida nas escolas, com crianças tão pequenas, mostrando que inclusão é uma coisa tão simples. Elas agem com muita naturalidade, o diferente não é o problema, muito pelo contrario, desperta curiosidade'' conta Susana.
Além de Susana, as alunas Ana Laura Velasque e Fernanda Silva Matias do Núcleo Infantil Dona Odácia, falam em tom tímido que adoraram a visita das atletas e querem que elas voltem mais vezes. Experimentaram a cadeira de rodas e com apenas quatro anos, já conhecem o poder da inclusão.
Susana ainda afirma que se sente realizada em estar vivendo o momento: ''Me sinto honrada em contribuir com uma escola na visita, mostrar o poder que o esporte tem na vida das pessoas. Fico muito feliz em estar representando Balneário Camboriú também'' finaliza.
Além do apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), o projeto com as atletas teve apoio da Secretaria de Inclusão Social através do transporte delas e da Secretaria de Educação com a parceria nas escolas.
_______________________
Informações Adicionais:
Fundação Municipal de Esportes
(47) 3360-0144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Lyandra Machado Batista
Fotos: Lyandra Machado Batista
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS











