14.08.2018 - 15:35h
CEM Taquaras participa de projeto de empreendedorismo e conscientização ambiental
O Centro Educacional Municipal Taquaras, em Balneário Camboriú, desde 2017 participa do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do SEBRAE, que estimula o desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. Neste ano, uma das ações na escola, será o projeto “Placas pelo Mundo”. Os alunos do 8º ano trabalharão o empreendedorismo social em conjunto com a designer gráfica Cristina Vasselai. Os estudantes criaram uma empresa e através dela criarão placas de conscientização ambiental utilizando materiais que são jogados na restinga das praias e áreas de preservação, como tocos de árvores, pedras e folhas.
Nesta terça-feira (14), os alunos se reuniram para um “encontro de negócios” com a designer. Em sala de aula, eles foram divididos nos departamentos que irão compor a empresa, para que entendam cada função e saibam trabalhar em equipe. “Nossa escola sempre utiliza o tema do meio ambiente. O aluno é o protagonista e nós retiramos os recursos do que é apresentado, dentro do que a nossa natureza oferece e sempre preservando cada vez mais”, ressalta a gestora do CEM Taquaras, Saly Amaral. O nome e a logo da empresa serão decididos no dia 23, no próximo encontro com a designer.
No dia 29 será realizada uma saída de campo conjunto com a designer na praia de Taquaras e para regiões de restinga, onde irão trabalhar pesquisa e desenvolvimento. “Os alunos irão analisar os problemas das áreas, registrar as informações e coletar o material que poderá ser utilizado para confeccionar as placas. Depois, iremos elaborar um projeto de venda e patrocínio formulado pela área comercial da empresa fictícia. Esse projeto será apresentado ao comércio local em busca de patrocínio, já que as placas não serão comercializadas”, explica Cristina Vasselai. O projeto já conta com o patrocínio da Pousada do Marquês e do restaurante Das Antiga. Eles irão auxiliar cobrindo o valor que será gasto para comprar materiais que não podem ser obtidos na natureza e precisam ser utilizados para confeccionar as placas, como tintas e pincéis.
“Nosso maior objetivo é gerar através do empreendedorismo social um impacto positivo na sustentabilidade. Uma conscientização onde nossos alunos, além de protagonistas, sejam multiplicadores destas ações”, explica Saly. As placas serão implantadas na Praia de Taquaras e em áreas de preservação ambiental próximas. Os alunos criarão uma página nas redes sociais para divulgar o trabalho em busca de atingir outros lugares do município, tendo em mente até a Praia Central de Balneário Camboriú. As placas serão distribuídas gratuitamente.
______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Victor Loja
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu