29.06.2018 - 10:54h
Ambientalizando Através da Arte conscientiza alunos do CEM Taquaras
Falar sobre a preservação e revitalização de áreas ambientais em sala de aula é importante para a conscientização dos alunos, contudo, o contato com a terra úmida, plantas e pás aproxima ainda mais o ser humano da natureza. Plantar foi uma das ações realizadas pelos alunos do 9º ano do CEM Taquaras nesta quinta-feira (28), atividade fruto de uma parceria com o curso de Design da Univali. O “Ambientalizando Através da Arte”, é um projeto que faz parte do Praia Limpa e da busca pela Bandeira Azul.
Com a supervisão dos professores do curso da Univali Gustavo Russo e Dalva Schuch, os estudantes plantaram mudas de rubro, pitanga, carambola, ipê-rosa, jacatirão, graviola e outros tipos de espécies regionais às margens dos córregos que ficam perto do CEM Taquaras, na Interpraias. A aluna Geovanna Antoniele, de 14 anos, já tem experiência com plantio. “Eu ajudei a fazer uma horta com milho, berinjela, cenoura e alface na minha casa, e acho que com essa experiência de hoje nós vamos ter um motivo a mais para praticar o plantio”, disse.
A ideia dos chamados “jardins filtrantes” é trabalhar o paisagismo funcional, ou seja, associar um belo espaço com jardins próprios para passeio dos moradores com a utilidade de, futuramente, tornar a água dos córregos mais limpa e segurar a mata ciliar e encosta do canal. “As espécies são responsáveis por fazer a retirada da matéria orgânica e, como possuem raízes fortes e pouco bulbo, sugam a matéria do córrego o tempo todo. Esse processo ajuda na limpeza conforme o fluxo das águas”, explicou o professor Gustavo Russo.
Estruturas foram cravadas dento da terra para suportar a força da chuva e ajudar na segurança da encosta do leito. Todo o processo do projeto se pauta na chamada “engenharia natural” com a utilização de planta, terra e madeira com o objetivo de, em alguns anos, a madeira se deteriorar e a planta ter crescido o suficiente a ponto da população passar pelo lugar e achar que não houve uma intervenção humana.
Após o plantio os alunos voltaram ao CEM para realizar a pintura com spray de tinta do muro interno da escola. Os tubos e spray e os moldes utilizados (estêncil) foram disponibilizados pela Univali e auxiliaram os adolescentes da hora de fazer a arte. No desenho, duas crianças avistam livros voando, representando o conhecimento e o aprendizado adquiridos ao longo da experiência.
A partir da atividade interdisciplinar os alunos aprenderam a valorizar mais o espaço e ambiente em que vivem, se representando e se identificando por meio da arte. “O objetivo do projeto é mostrar aos alunos que várias disciplinas diferentes podem conversar entre si, valorizando a arte e o trabalho estético”, pontuou a professora Dalva.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS















