Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social é responsável pelo planejamento, organização e execução das Políticas Públicas de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.
A Política de Assistência Social é ofertada através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que promove Serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. A Proteção Social Básica desenvolve ações de prevenção e proteção a famílias e indivíduos por meio de unidades públicas denominadas de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A Proteção Social Especial tem por objetivo atender e acompanhar famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados e/ou ameaçados, através de serviços de Média e Alta Complexidade. A Média Complexidade é ofertada para indivíduos e famílias cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos e que demandam intervenções especializadas.
Em Balneário Camboriú, os indivíduos e famílias que necessitam de serviços de Média Complexidade são atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende todos os bairros do município e oferta os serviços de:
- Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)
- Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)
- Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias
O Núcleo de Assistência Social conta também com os serviços de Alta Complexidade:
- Atendidos pela Casa de Passagem e Lar do Adolescente, que acolhe adolescentes, de 12 a 18 anos, residentes neste município, que tiverem seu afastamento do núcleo familiar determinado pelo poder judiciário em função de alguma violação de direito (conflito familiar, situações de negligência, maus-tratos e abandono).
- Atendidos pela Casa de Passagem do Migrante, que recebe as pessoas em situação de rua, que são acolhidas pela equipe do Resgate Social, um trabalho oferecido 24 horas por dia, ininterruptamente, também pelo telefone 156, onde oferece roupa limpa, banho, cama e alimentação, enquanto que o Resgate Social encaminha esses moradores, mediante desejo deles, para o mercado de trabalho, para suas cidades de origem, fornecendo passagem, ou para internação em clínicas de recuperação.
Na Política do Trabalho, Emprego e Renda estão sendo desenvolvidos vários projetos que visam à geração de renda da nossa população:
- Programa Jovem Aprendiz, que visa formar e qualificar adolescentes para o mercado de trabalho;
- Oficinas e cursos para crianças, jovens e adultos ofertados no Centro de Convivência da Família e Casa da Mulher e do Voluntário;
- Sistema Municipal de Emprego (SIME), realiza encaminhamentos para o mercado de trabalho;
- Desenvolvimento de Hortas Comunitárias e Implantação da Piscicultura Familiar de Água Doce, através do Departamento de Economia Artesanal (DEA).
Além disso, a Secretaria também é a responsável em desenvolver ações como reforma e manutenção dos Centros Comunitários, Casamento Coletivo, Campanha do Agasalho, Prefeitura Perto de Você e pelos alojamentos dos desalojados e/ou, desabrigados de catástrofes naturais e dos indígenas das etnias guaranis e kaingangs.
_
Secretária: Christina Barichello
Endereço: Rua 3100, nº 876 - Centro
Telefone: (47) 99982-1919
E-mail: secinclusaosocial@bc.sc.gov.br
Atendimento ao público: 7h às 22h(segunda a sexta-feira)
FAQ: 1Doc.